Pular para o conteúdo principal

Descoberta



Sob a sua árvore favorita do parque, Isabella passava muitas de suas tardes. Normalmente ia até o local para se distrair e relaxar, especialmente depois de alguma das comuns brigas que aconteciam entre ela e sua avó. Mas aquele não era um dia como qualquer outro.
A família Porto era originária do Brasil, mas se mudaram para os EUA pouco tempo depois de Isa nascer. Nessa época, seu pai e seu avô, donos de uma gravadora, a 2plus2 Music, fecharam acordo com a famosa King song, e, por isso, mudaram-se para aquele país.
Durante toda a infância e adolescência, a menina aprendia as coisas em dobro: eram dois idiomas, duas culturas, dois tipos de música, duas tradições. Duas educações. Ao contrário do que aconteceria no Brasil, caso tivesse crescido em sua terra Natal, lá ela frequentava as aulas normais na escola, em Inglês, e, a tarde, tinha aulas particulares de Língua Portuguesa, Literatura, História e Geografia Brasileira. Sua família sempre quis preservar as raizes, principalmente porque a intenção de seu pai era retornar ao seu país de origem.E foi nesse momento que tudo começou a desmoronar no mundo de Isa.
O pai só contou à família que esta, formada por ele, a mulher, Geovana, e o irmão mais novo de Isa, Mike, voltaria ao Brasil quando tudo já estava acertado. Todos ficaram felizes, menos a menina. Ela vivera toda a sua vida naquele lugar; todos os seus amigos, seu lugares favoritos, sua escola querida, suas atividades, tudo estava ali. Como poderia largar tudo? Seria o fim!
Foram dias de choro e desespero até que alguém sugeriu que ela morasse com os avós. "Claro,como não pensei nisso antes??Será maravilhoso!".
Depois de um pouco de relutancia da mãe, algum drama do irmão e um "não sei não...isso não vai dar certo" do pai, ficou certo que tentariam, por um ano. Se não desse certo, Isa iria com eles para o Brasil.
A primeira semana foi maravilhosa!Isa ainda estava de férias e passou praticamente todo esse tempo fazendo o que mais gostava: passear com seus avós. Mas as aulas começaram. E a relação começou a ficar conturbada. Primeiro foram os horários de estudos. A avó, D. Marta, vivia dizendo "Minha neta, como pode ficar a madrugada toda estudando e passar a manhã dormindo?? Como podes perder esse belo sol?", ao que a menina simplesmente sorria e virava a cara para não brigar com a avó.
Depois,vieram as festinhas em casa e na casa das amigas, algo normal para a menina. A avó não aguentava o barulho do grupo em casa e também não queria Isa dormindo - ou ficando até tarde - na casa de outras meninas. Mas a gota d'agua foi no Halloween.
Acostumada com fantasias elaboradas e com as quais, junto com as amigas, podia assustar todos da vizinhança sem descobrirem quem ela era, Isa comprou metros de tecido preto e roxo e costurou durante toda a semana. Ela adorava criar suas próprias roupas! E detestava que alguém as visse antes que ficassem prontas. Sendo assim, só mostraria aos avós no dia 31. E o que aconteceu? Quase matou a sua avó de susto! D. Marta ficou branca, pálida e,claro,muito brava depois de reconhecer a neta por baixo de todos aqueles panos. "Bem, você tem que reconhecer que a nossa neta fez um excelente trabalho! Parabéns, Isa! Você tem futuro, menina!", disse seu avô, tentando acalmar a mulher e animá-la. Durante uma semana a avó comentou o assunto, reclamou e chegou a falar que as amigas eram má influêcia para ela. Coisas típicas de avó. Mas para uma adolescento com os hormonios a flor da pele como Isa, isso era mais do que motivo para fechar a cara. No quinto dia, ligou para os pais e avisou que, o mais rápido possível, mudaria-se para o Brasil com eles.Não aguentava mais aqueles velhos!
Voltou. Passaram-se três anos desde então. Em todas as vezes que encontrava os avós, Isa pouco conversava com D.Marta que, claro, sentia muita falta de sua netinha. Hoje, sentada sob a árvore, Isa chora. Busca consolo e distração. Mas não consegue tirar do pensamento o quanto poderia ter aproveitado mais a sua avó. O quanto poderia ter brincado, conversado, contado e ouvido histórias. Quanto ficara perdido no tempo! Hoje, as lágrimas não são de aborrecimento; são de tristeza. Acabara de sair do enterro da avó e sente como se, agora sim, seu mundo começasse a desabar. Mas esse desmoronamento não acabará. A frase de uma de suas músicas favoritas ecoa em sua mente, traduzindo o que sente: "Foi quando eu percebi, sem querer, que os ponteiros da vida não voltam pra ninguém"

Comentários

Malice disse…
VC se quiser será uma grande escritora, vamos fazer valer.
Bjs
Malice

Postagens mais visitadas deste blog

"Nos primeiros meses do domínio nacional-socialista Um trabalhador de uma pequena localidade na fronteira tcheca foi condenado à prisão por distribuir panfletos comunistas Como um de seus cinco filhos havia já morrido de fome Não agradava ao juiz enviá-lo para a cadeia por muito tempo. Perguntou-lhe então se ele não estava talvez Apenas corropido pela propaganda comunista Não sei o que o senhor quer dizer, disse ele, mas meu filho Foi corrompido pela fome" - Berolt Brencht em Tereza Freire - Dos escombros de Pagu

Today's fortune

O meu post anterior fez sucesso. E eu amei todos os comentários. Chorei horrores com todos - já disse que estou sensivel essa semana! Mais do que o normal. Eu sempre esqueço de ler a "sorte do dia" do orkut. Mas hoje ela me chamou a atenção e me fez refletir, mais um vez, sobre a amizade. Ela era a seguinte: Today's fortune: A friend is one who knows you and loves you just the same (Um amigo é que te conhece e ama mesmo assim) Essa frase me fez lembrar do real sentido da amizade e de como, nesse ano, especialmente, eu pude compravar que é exatamente assim que acontece. Os meus amigos de verdade, aqueles que estão ali,a qualquer hora, que você grita e eles te escutam, até mesmo por pensamento, esses me conhecem de frente para trás e, mesmo sabendo como sou, com minhas doideiras e defeitos, estão ali me apoiando, ajudando-me a seguir em frente. Eu sou tão grata a todos eles, pelas maravilhas que fizeram por mim. Podem não perceber, ou acreditar, mas todos eles são muito imp

Fail...

Eu juro que em dias como hoje, eu não me entendo e não entendo o porque de estar aqui. Sometimes, I just wanted isn't here; just be on another place, anyone. Mas eu sei que não é possível, sei que não é verdade, que não acontece. Why am I live? Sometimes, I just wanted not born. Talvez se uma outra Michelle tivesse nascido, tudo fosse melhor. Maybe. I don't know. Nós nunca podemos saber como tudo seria se o que aconteceu fosse, de alguma maneira, diferente. I just wanted be more, be better. Em dias como hoje eu me questiono: How can I be better? What can I do? Por que,por mais que a gente tente, por mais que a gente deseje, do fundo do coração, ser melhor, ser bom, dar alegria para as pessoas, a gente simplesmente não consegue? I can't do it. I can't be more than I am. I'm only it. Nothing more, nothing less. Fortunatelly or Unfortunetelly. Sabe aquele disco arranhado, que cisma em tocar a mesma melodia, desengonçada, desafinada, pulada, com os meus erros de sempre?