Pular para o conteúdo principal
O segundo semestre de 2016 foi, provavelmente, o tempo mais desafiador da minha vida. Foi o início do meu processo de mudança, e também a época das minhas crises mais fortes. Em poucos meses, perdi as contas de quantas vezes acordei em meio a um ataque de pânico. Mas foi também o momento em que resolvi que aquilo não era normal e que estava cansada de viver presa a tudo aquilo; era hora de mudar, nisso também. A partir de então, fui buscando saídas, técnicas, possibilidades de mudança, de melhora. A vida foi me ajudando e me apontando caminhos; hoje, muitos deles são os que me salvam nos momentos de sofrimento.

O que faço?

1. Terapia - não foi a primeira técnica que tentei, mas é o topo da lista porque hoje sei que não posso viver sem. É meu maior investimento em mim mesma e na minha saúde. Desde a adolescência falava de ir para a terapia, mas cresci em uma família que acredita(va) que doenças psicológicas eram bobagem ou frescura; além disso, sempre tive dificuldade em falar dos meus medos, das minhas tristezas, fraquezas e fracassos. Mas um dia fui a uma palestra que mudou tudo; sai de lá com a certeza de ter encontrado quem eu gostaria que me tratasse. E foi em cheio. Aqui fica minha dica: encontre alguém com quem você se identifica, alguém cujo trabalho você admira e confia. O melhor terapeuta para mim, talvez não seja o melhor para você. Mas tente. Não tenha medo de tentar.

2. Meditação - tenho um casal de amigos que são fundadores de um aplicativo de meditação guiada - o Zen App. Foi essa minha amiga, também, quem me levou para a yoga. Escutei muito sobre o poder que essas duas técnicas têm sobre nós, mas levei um tempo para realmente confiar e acreditar nesse poder. Mas hoje a meditação faz parte do meu dia a dia, especialmente nos momentos de crise. As guiadas muitas vezes são a minha salvação na hora de dormir; ajudam a controlar minha respiração, meus ataques, me acalmam e me colocam para dormir que nem um bebê. As que faço durante o dia, me aliviam dos sintomas mentais e físicos da ansiedade, e quando tenho meus momentos de depressão, me ajudam a voltar ao ritmo normal. Minha dica: encontre o tipo que você mais se identifica; para mim, as guiadas são as que mais funcionam.

3. Afirmações positivas - quando não me sinto bem, quando tudo parece o fim do mundo e eu me sinto um lixo, lembro do que aprendi com minha amiga e com o livro da Louise Hay, "Você pode curar sua vida": faça afirmações positivas para você mesma. "Tudo está bem", "Você é linda, talentosa, feliz", "Você tem tudo o que precisa para ser feliz", são algumas afirmações da minha lista, que repetidas várias vezes, substituem os padrões negativos de depreciação que tendem a invadir nossa mente ansiosa.

4. Escrever - a escrita não é a minha expressão artística; não, a minha arte é a fotografia, mas em meio ao caos da minha mente, a escrita é o que faz com que eu consiga colocar ordem aos pensamentos e me dá um certo alívio. Ela não é uma constante em minha vida, mas sempre que necessito dela, ela está lá a minha espera. Tenho um pequeno caderno que vive ao lado da minha cama, e é para onde sempre vou quando preciso realinhar a mente.Com certeza, um dos meus melhores amigos nessa batalha.

5. Rotina - essa é, definitivamente, a minha melhor descoberta depois da terapia. Eu NECESSITO de rotina; preciso de planejamento, pensamento, organização. Preciso de hábitos bem traçados e definidos. Hoje, um dos meus grandes aliados é o despertador do celular; ele carrega meus horários e me lembra de sempre cumpri-los. Isso me dá noção do que preciso fazer, preenche meu tempo saudavelmente, e tira de mim o peso da culpa e do tédio de não saber o que fazer. Isso me ajuda a deixar minhas obrigações em ordem e sentir o alívio de cumprir prazos e manter a casa organizada durante os dias.


Se tem algo que aprendi nesses anos de luta contra esse mal é que, mesmo que nos ajudem, que estejam sempre ao nosso lado, só nós conseguimos encontrar a chave para nos sentirmos bem. Algumas ajudas podem ser padrões - como a terapia e a meditação - mas todas as outras coisas são extremamente pessoais. Nos inspiramos, as vezes, em outras pessoas, mas só o que nos identificamos de verdade é o que funciona para nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Nos primeiros meses do domínio nacional-socialista Um trabalhador de uma pequena localidade na fronteira tcheca foi condenado à prisão por distribuir panfletos comunistas Como um de seus cinco filhos havia já morrido de fome Não agradava ao juiz enviá-lo para a cadeia por muito tempo. Perguntou-lhe então se ele não estava talvez Apenas corropido pela propaganda comunista Não sei o que o senhor quer dizer, disse ele, mas meu filho Foi corrompido pela fome" - Berolt Brencht em Tereza Freire - Dos escombros de Pagu

Today's fortune

O meu post anterior fez sucesso. E eu amei todos os comentários. Chorei horrores com todos - já disse que estou sensivel essa semana! Mais do que o normal. Eu sempre esqueço de ler a "sorte do dia" do orkut. Mas hoje ela me chamou a atenção e me fez refletir, mais um vez, sobre a amizade. Ela era a seguinte: Today's fortune: A friend is one who knows you and loves you just the same (Um amigo é que te conhece e ama mesmo assim) Essa frase me fez lembrar do real sentido da amizade e de como, nesse ano, especialmente, eu pude compravar que é exatamente assim que acontece. Os meus amigos de verdade, aqueles que estão ali,a qualquer hora, que você grita e eles te escutam, até mesmo por pensamento, esses me conhecem de frente para trás e, mesmo sabendo como sou, com minhas doideiras e defeitos, estão ali me apoiando, ajudando-me a seguir em frente. Eu sou tão grata a todos eles, pelas maravilhas que fizeram por mim. Podem não perceber, ou acreditar, mas todos eles são muito imp

Fail...

Eu juro que em dias como hoje, eu não me entendo e não entendo o porque de estar aqui. Sometimes, I just wanted isn't here; just be on another place, anyone. Mas eu sei que não é possível, sei que não é verdade, que não acontece. Why am I live? Sometimes, I just wanted not born. Talvez se uma outra Michelle tivesse nascido, tudo fosse melhor. Maybe. I don't know. Nós nunca podemos saber como tudo seria se o que aconteceu fosse, de alguma maneira, diferente. I just wanted be more, be better. Em dias como hoje eu me questiono: How can I be better? What can I do? Por que,por mais que a gente tente, por mais que a gente deseje, do fundo do coração, ser melhor, ser bom, dar alegria para as pessoas, a gente simplesmente não consegue? I can't do it. I can't be more than I am. I'm only it. Nothing more, nothing less. Fortunatelly or Unfortunetelly. Sabe aquele disco arranhado, que cisma em tocar a mesma melodia, desengonçada, desafinada, pulada, com os meus erros de sempre?