Pular para o conteúdo principal
Ontem foi um dia de reflexão. Durante uma conversa, muitas questões surgiram e ficaram na mente, montando um debate lá dentro. Com elas, acabei refletindo sobre diversas coisas, especialmente sobre o que ocorreu esse ano.
Se eu tivesse que defini-lo numa única palavra, com certeza seria “crescimento”. Pode parecer que não, mas amadureci bastante e aprendi coisas as quais eu devia ter aprendido há tempos.
Esse foi um ano muito importante para mim. Eu já sabia que seria, logo que ele começou, por causa da faculdade. Último ano, estágios, TCC, formatura...tudo isso significa muito na vida pessoal e profissional de qualquer pessoa. Mas eu não esperava que tantas coisas mudariam.
Acredito que tudo começou com o meu emprego. Ter que passar o dia todo fora de casa, trabalhando, tendo que cumprir meus horários se que ninguém falasse, tudo isso já começou a mexer comigo. Somado a isso veio minha pequena “independência financeira”. Claro, eu não me sustento com o salário que ganho,mas,com certeza, eu fui obrigada a rever alguns conceitos e a ter mais responsabilidade para gastá-lo da forma correta e me organizar para conseguir pagar as contas que EU fazia, coisa que nunca ocorreu com tanta força. Não ter que depender de mãe ou avó para sair, comprar uma roupa, ou qualquer coisa assim, é um salto e tanto!
Outra coisa que afetou bastante, na maioria das vezes, positivamente, esse meu “processo de mudança”, foram as amizades. Algumas apareceram, outras se afastaram, mais algumas se fortaleceram. Com todas elas eu cresci. Até com as que se afastaram, porque com essas eu aprendi a não mais ser cega, a não mais fazer tudo e confiar cegamente. Com as que nasceram agora, eu vi o que é uma conversa sincera, o que é poder realmente contar para qualquer hora e tive a certeza de que amizade é mais do que confiar em alguém, é entender e aceitar. Com as que se fortaleceram, pode ser que, em alguns momentos, elas não parecessem assim, mais fortes. Mas,para mim, esse é o sentimento. A prova é que, mesmo com os obstáculos, com as “pedras no caminho” elas continuam ali, presentes, dividindo momentos bons e ruins. Com todos eles, aproveitei todos os momentos, aprendi com choros e sorrisos, brigas e comemorações, conversas de dia inteiro e de minutos, olhares e palavras, sentimentos, abraços...com o estar, seja pessoalmente ou virtualmente. Poder tê-los, saber que existem, é a melhor coisa que existe.
A minha relação com todos – e, consequentemente, comigo mesma – mudou. Os que me conhecem a mais tempo percebem isso, especialmente minha família, que, mesmo não querendo, com certeza, foi, é, e sempre será a mais afetada por tudo isso. Os sinais são extremamente visíveis e,claro, eu os observo e aprendo com eles, também. Aprendo a equilibrar, a ponderar, a conversar, a compensar. A SER família. Esse é um aprendizado muito mais difícil do que eu poderia supor. É sofrido,também, mas é especialmente gratificante quando você percebe, mesmo que por um momento, acertou em algo, mesmo sabendo que, provavelmente, você errará num próximo passo. Como diria a música do grupo Anjos de Resgate: acredita, nos momentos mais difíceis da vida, eles sempre estarão por perto, porque só sabem te amar.
O meu processo ainda está no início, então, tudo é mais complicado agora, tanto para mim, quanto para quem está a minha volta. Paciência. Esse é um dom que eu tenho procurado exercer, nem sempre com muito sucesso. Tudo tem seu tempo. TUDO.
Hoje eu ainda estou, um pouco, “anestesiada” pelo remédio, o que, ontem, deixou-me mais sensível do que o natural, levando a todas essas reflexões, a todo esse turbilhão de emoções que, em quase todos os momentos, é tão forte que eu não consigo conter. O ano está acabando e um novo ciclo começa. Esse, de agora, foi o início de um processo de transformação que ainda perdurará por algum tempo. Eu acredito que a pior fase está passando, e isso me dá um alívio e um orgulho tremendo. Que venha o novo ciclo!

Comentários

Valéria disse…
Michelle,
Estava falando p/ a Iasmin outro dia como achava que você tinha mudado, e fico feliz por você também ter percebido isso.
Acho que todos nos transformamos bastante, mas queria deixar registrado como você amadureceu, está se comunicando tão bem (vc arrasou no João Cabral!), escrevendo com personalidade (este post é prova) e parece estar em equilíbrio, sem perder o seu lado criança, que é tão legal (A menina que queria o cachorrinho! hehe).
Espero que vivamos pós-tcc... Mais que isso, tomara que consigamos fazer muitas coisas legais ainda, e o que deu errado, que sirva de aprendizado...

Beijnho!

Postagens mais visitadas deste blog

"Nos primeiros meses do domínio nacional-socialista Um trabalhador de uma pequena localidade na fronteira tcheca foi condenado à prisão por distribuir panfletos comunistas Como um de seus cinco filhos havia já morrido de fome Não agradava ao juiz enviá-lo para a cadeia por muito tempo. Perguntou-lhe então se ele não estava talvez Apenas corropido pela propaganda comunista Não sei o que o senhor quer dizer, disse ele, mas meu filho Foi corrompido pela fome" - Berolt Brencht em Tereza Freire - Dos escombros de Pagu

Today's fortune

O meu post anterior fez sucesso. E eu amei todos os comentários. Chorei horrores com todos - já disse que estou sensivel essa semana! Mais do que o normal. Eu sempre esqueço de ler a "sorte do dia" do orkut. Mas hoje ela me chamou a atenção e me fez refletir, mais um vez, sobre a amizade. Ela era a seguinte: Today's fortune: A friend is one who knows you and loves you just the same (Um amigo é que te conhece e ama mesmo assim) Essa frase me fez lembrar do real sentido da amizade e de como, nesse ano, especialmente, eu pude compravar que é exatamente assim que acontece. Os meus amigos de verdade, aqueles que estão ali,a qualquer hora, que você grita e eles te escutam, até mesmo por pensamento, esses me conhecem de frente para trás e, mesmo sabendo como sou, com minhas doideiras e defeitos, estão ali me apoiando, ajudando-me a seguir em frente. Eu sou tão grata a todos eles, pelas maravilhas que fizeram por mim. Podem não perceber, ou acreditar, mas todos eles são muito imp

Fail...

Eu juro que em dias como hoje, eu não me entendo e não entendo o porque de estar aqui. Sometimes, I just wanted isn't here; just be on another place, anyone. Mas eu sei que não é possível, sei que não é verdade, que não acontece. Why am I live? Sometimes, I just wanted not born. Talvez se uma outra Michelle tivesse nascido, tudo fosse melhor. Maybe. I don't know. Nós nunca podemos saber como tudo seria se o que aconteceu fosse, de alguma maneira, diferente. I just wanted be more, be better. Em dias como hoje eu me questiono: How can I be better? What can I do? Por que,por mais que a gente tente, por mais que a gente deseje, do fundo do coração, ser melhor, ser bom, dar alegria para as pessoas, a gente simplesmente não consegue? I can't do it. I can't be more than I am. I'm only it. Nothing more, nothing less. Fortunatelly or Unfortunetelly. Sabe aquele disco arranhado, que cisma em tocar a mesma melodia, desengonçada, desafinada, pulada, com os meus erros de sempre?